Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12445
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabioRodriguesdaSilva.pdf534,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento sustentável : uma análise financeira aplicada às empresas do setor de telecomunicações
Autor(es): Silva, Fábio Rodrigues da
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Empresas - crescimento sustentável
Administração financeira
Telecomunicações
Telecomunicações - empresas - crescimento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: SILVA, Fábio Rodrigues da. Crescimento sustentável: uma análise financeira aplicada às empresas do setor de telecomunicações. 2013. 18 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo do crescimento sustentável é de grande importância para as empresas que desejam continuar suas atividades sem que encontrem problemas financeiros ao longo dos anos. O objetivo do trabalho é avaliar se empresas brasileiras de capital aberto do setor de telecomunicações estão crescendo de forma balanceada, ou seja, sem que seus recursos financeiros se esgotem ou que haja excesso de caixa, por meio da aplicação do índice de crescimento sustentável em comparação ao crescimento das vendas anuais. Foram selecionadas cinco empresas dentre as listadas em telefonias fixas e móveis. Os dados foram coletados pelo sítio da Comissão de Valores Mobiliários, sendo utilizados os anos de 2006 a 2011. Em seguida foram elaborados cálculos, gráficos e tabelas para que a comparação fosse estudada de modo adequado. Embora o índice possua algumas limitações, verificou-se que algumas empresas estão crescendo de forma desbalanceada, porém nem todas apresentam essa realidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons