Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VanessaVasconcelos.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado : o indicador de geração de riqueza do patrimônio líquido de acordo com o setor de atuação das empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Vasconcelos, Vanessa
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Empresas - patrimônio líquido
Governança corporativa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: VASCONCELOS, Vanessa. Demonstração do valor adicionado: o indicador de geração de riqueza do patrimônio líquido de acordo com o setor de atuação das empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar se há diferenças no indicador de geração de riqueza do patrimônio líquido de acordo com o setor de atuação das empresas listadas nos níveis 1, 2 e novo mercado de governança corporativa da BM&FBOVESPA, bem como se há diferenças nesse índice nos três segmentos de listagem, no período de 2012 a 2014. Para tanto foi realizada uma análise comparativa das médias do indicador de geração de riqueza nas empresas da amostra que é composta por 138 organizações qualificadas nos níveis 1, 2 e Novo Mercado. Os resultados evidenciaram que as médias do nível 2, em geral, são superiores às dos demais níveis, e que dentre os setores de atuação analisados aquele que gera o maior percentual de riqueza é o de bens industriais. O setor de petróleo, gás e biocombustíveis apresentou o menor potencial de produção de valor adicionado a ser distribuído. A pesquisa busca colaborar com os estudos das organizações do mercado de capitais classificadas nos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA e contribuir para obtenção de um panorama do desempenho destas entidades na geração do valor adicionado a ser distribuído entre os agentes econômicos envolvidos nas atividades empresariais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons