Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12429
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroMarceloSousaAguiardaSilva.pdf493,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do resultado abrangente : um comparativo entre empresas do mesmo setor listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Silva, Pedro Marcelo Sousa Aguiar da
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
Demonstrações contábeis
Empresas - lucratividade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: SILVA, Pedro Marcelo Sousa Aguiar da. Demonstração do resultado abrangente: um comparativo entre empresas do mesmo setor listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil, a Demonstração do Resultado Abrangente passou a ser exigida pela legislação a partir de 2010. Essa demonstração evidencia o lucro líquido mais as transações patrimoniais não provenientes dos sócios, e que figurarão na DREfuturamente, dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar se existem diferenças estatisticamente significativa da relação entre o resultado abrangente e o lucro líquido de empresas do mesmo setor, listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BMF&BOVESPA, a amostra foi composta por 158 empresas, separadas de acordo com o setor de atuação, no período de 2012 a 2014. Utilizou-se os indicadores financeiros ROE e LPA, calculados sob a ótica do Lucro líquido e lucro abrangente e o método estatístico de comparação de médias para verificar se há diferença significativa na relação resultado abrangente e lucro líquido. Nesse sentido, o teste T de amostras independentes revelou as médias do ROE e LPA, de formaque ficou evidenciado que não há diferença estatisticamente significante da relação entre o resultado abrangente e o lucro líquido entre empresas pertencentes ao mesmo setor.Enfim, a pesquisa busca contribuir com estudos anteriores relacionados a evidenciação dademonstração do resultado abrangente e parte-se do pressuposto de quanto maior o nível de governança corporativa, melhor é a apresentação de suas demonstrações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons