Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaGontijoDias.pdf767,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de desempenho : a importância do Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) na lucratividade das empresas do Distrito Federal
Autor(es): Dias, Priscila Gontijo
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP)
Empresas - lucratividade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: DIAS, Priscila Gontijo. Análise de desempenho: a importância do Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) na lucratividade das empresas do Distrito Federal. 2015. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O desenvolvimento da economia somado aos avanços tecnológicos criou um novo cenário empresarial, um cenário dinâmico que exige eficiência, eficácia e efetividade das organizações. A presente pesquisa teve como objetivo demonstrar como os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial - ERP influenciam o resultado econômico-financeiro e afetam o desempenho de pequenas e médias empresas do Distrito Federal. É importante relacionar a atuação cada vez mais crescente dos Sistemas Integrados de Gestão Empresarial - ERP nas pequenas e médias empresas com a capacidade de serem mais lucrativas. O procedimento técnico utilizado na pesquisa foi a entrevista, realizada em cinco empresas de Brasília, pois a pesquisa aborda um fenômeno atual e busca aprofundar o conhecimento sobre a operacionalização dos processos de negócios nas organizações. Para o alcance dos objetivos foi aplicado um questionário para analisar o uso da ferramenta ERP nas organizações, fez-se uma observação dos procedimentos adotados para melhor desempenho das empresas e análise documental da Demonstração do Resultado do Exercício. Conclui-se que a utilização do sistema tem influência no desempenho e na lucratividade das empresas. A contribuição da pesquisa foi trazer uma maior compreensão acerca do impacto que a tecnologia causa nas pequenas e médias empresas e a importância da atualização tecnológica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons