Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariliadeSouzaAndrade.pdf636,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre o capital circulante líquido e o lucro bruto das empresas listadas nos diversos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Andrade, Marília de Souza
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Governança corporativa
Mercado de capitais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: ANDRADE, Marília de Souza. A relação entre o capital circulante líquido e o lucro bruto das empresas listadas nos diversos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo verificar a relação entre o capital circulante líquido e o lucro bruto das companhias listadas nos níveis 1, 2 e novo mercado de Governança Corporativa da BM&FBovespa assim como nos setores de atuação dessas empresas, no período de 2013 e 2014. É um estudo descritivo e quantitativo, no qual foram realizadas as análises comparativas das médias, medianas e desvio padrão das relações. A amostra é composta por 113 empresas. Os resultados evidenciaram que em relação aos diferenciados níveis, as médias do Nível 2 são superiores aos demais níveis, enquanto o Nível 1 apresentou a maior média das medianas. E em relação aos setores de atuação, a média do segmento de Tecnologia da Informação foi superior aos demais setores, enquanto que o setor de Bens Industriais apresentou a maior mediana. A pesquisa busca contribuir com o conhecimento sobre empresas do mercado de capitais e embora as amostras sejam de diversos setores, estarem listadas no mesmo nível de Governança Corporativa é o ponto comum entre elas, bem como a situação inversa, onde elas são de diferentes níveis de governança corporativa, mas tem o setor de atuação como ponto em comum.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons