Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaianeAlinePenhadeCarvalho.pdf283,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre as variáveis macroeconômicas e o desempenho de variáveis contábeis na Petrobras
Autor(es): Carvalho, Jaiane Aline Penha de
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Petrobras
Petrobras - variáveis contábeis
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: CARVALHO, Jaiane Aline Penha de. A relação entre as variáveis macroeconômicas e o desempenho de variáveis contábeis na Petrobras. 2013. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Para analisar e entender uma empresa, além das informações contábeis também é necessário conhecer e estudar o ambiente em que ela está inserida e os aspectos externos que possam afeta-la. Dessa forma, tomando a Petrobras como estudo de caso, devido a sua grande relevância na economia brasileira, este trabalho busca demonstrar a existência da relação entre as variáveis macroeconômicas e as variáveis contábeis da Petrobras, ou seja, analisar se há uma causalidade entre o ambiente externo e os resultados contábeis internos da Petrobras. Para isso foram coletados dados macroeconômicos como taxa de câmbio, preço do petróleo, inflação e os preços dos combustíveis aos distribuidores e consumidores, e algumas variáveis contábeis como receita, caixa e fluxo de caixa das atividades operacionais para o período entre 2001 e 2012. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas, correlações e regressões. A partir da análise dos dados percebe-se a existência de várias correlações entre as variáveis contábeis e as variáveis macroeconômicas. A alta correlação entre os preços repassados ao distribuidor e os preços repassados ao consumidor, demonstram que quando sobe o preço para o distribuidor esse valor é repassado automaticamente ao consumidor. Por fim, foram efetuadas análises de regressão múltipla para estimar o valor das variáveis contábeis da Petrobras. É possível perceber que o resultado da empresa é dependente do comportamento dos preços do petróleo em reais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons