Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroHenriqueRodriguesGuimaraes.pdf346,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação dos universitários no controle social : uma análise dos ingressantes e concluintes do curso de ciências contábeis da Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Guimarães, Pedro Henrique Rodrigues
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Controle social
Orçamento participativo
Portal da Transparência
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: GUIMARÃES, Pedro Henrique Rodrigues. Participação dos universitários no controle social: uma análise dos ingressantes e concluintes do curso de ciências contábeis da Universidade de Brasília (UnB). 2013. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho visa identificar o grau de participação e de conhecimento dos universitários sobre o controle social e seus mecanismos, com foco no orçamento participativo, nos conselhos participativos em políticas públicas, no Portal da Transparência e nas manifestações populares. De início foi realizada pesquisa sobre tais ferramentas e as respectivas estruturas e destacada a importância dos estudantes universitários no controle social. Foram, então, aplicados questionários a 94 alunos ingressantes e a 57 alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Essa divisão em duas categorias possibilitou visualizar os efeitos da graduação no conhecimento e participação dos discentes no controle social. O questionário continha questões de múltipla escolha e questões baseadas na escala Likert sobre os mecanismos citados. Para análise e justificativa dos resultados foi utilizado o modelo de estudo descritivo. Foi verificado que a graduação tem efeito considerável no conhecimento dos alunos sobre controle social. Entretanto, verificou-se também que ainda há espaço para disseminação dos mecanismos existentes, de forma a aumentar a participação dos universitários na gestão pública.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons