Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarlosAntonioPereiradeCarvalho.pdf510,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de pesos e medidas em uma economia de Antigo Regime
Autor(es): Carvalho, Carlos Antonio Pereira de
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: América Lusa
Pesos e medidas
Mediterrâneo - história
Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Data de apresentação: 16-Dez-2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: CARVALHO, Carlos Antonio Pereira de. O uso de pesos e medidas em uma economia de Antigo Regime. 2015. viii, 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como se dava a interação entre o comércio e uso de pesos e medidas no Centro Sul da América Lusa. O tema se justifica a partir de dois paradigmas historiográficos que classificam a relação entre o comércio e o uso de pesos e medidas de formas diferentes. As respectivas obras são: Los pesos e los hombres, de Witold Kula; e o Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico de Fernand Braudel. Do que diz respeite ao Kula, este acredita que os espaços econômicos integrados por laços mercantis tendem a unificar seus pesos e medidas; já Braudel, demonstra que sociedades mediterrânicas ligadas por laços mercantis, produzem o seu próprio peso e medida distintamente, e o comércio flui normalmente sem qualquer necessidade de unificação. A partir disso, busca-se entender como os pesos e as medidas atuam sobre o comércio integrado por laços mercantis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons