Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12400
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RodrigodaRochaCunhaFrechianiPoubel.pdf851,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transferências da União : análise da relação entre os valores repassados e a ocorrência de desastres naturais nos Estados brasileiros
Autor(es): Poubel, Rodrigo da Rocha Cunha Frechiani
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Transferências voluntárias federais de capital
Transferências obrigatórias federais de capital
Desastres naturais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: POUBEL, Rodrigo da Rocha Cunha Frechiani. Transferências da União: análise da relação entre os valores repassados e a ocorrência de desastres naturais nos Estados brasileiros. 2014. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Brasil tem sofrido nos últimos anos com o aumento de desastres naturais em todas as regiões do país, de forma que o Estado, no seu papel político de gerir a Administração Pública, aplicando os recursos na satisfação da necessidade coletiva, deve intervir com intuito de minimizar os impactos sofridos nessas regiões e prevenir o acontecimento de novos desastres. Dessa forma a União faz uso das transferências voluntárias e obrigatórias; a primeira, no caso da prevenção contra desastres; a segunda, na resposta aos mesmos. Assim, o presente estudo buscou verificar se existe relação entre os recursos repassados pela União aos Estados e ao Distrito Federal, via transferências voluntárias e obrigatórias na prevenção e resposta a desastres naturais, e a quantidade de desastres naturais ocorridos e de decretos de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Quanto à metodologia, utilizou-se o modelo de regressão linear, estimado pelo método de mínimos quadrados ordinários – MQO (OLS – Ordinary Least Squares). Os resultados proveem indícios de que a ocorrência de desastres no período anterior não explica o volume de transferências voluntárias; e o reconhecimento de desastres naturais via decretos, no período corrente e anterior, também não explica o volume de transferências obrigatórias. Também se verifica o aumento do gasto público com transferências voluntárias e obrigatórias no período analisado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons