Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LudmillaRuhamaOliveiraLeite.pdf532,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A situação econômico-financeira de empresas brasileiras de capital aberto : uma análise pelo modelo dinâmico do capital de giro
Autor(es): Leite, Ludmilla Ruhama Oliveira
Orientador(es): Walker, Afonso José
Assunto: Empresas de capital aberto
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: LEITE, Ludmilla Ruhama Oliveira. A situação econômico-financeira de empresas brasileiras de capital aberto: uma análise pelo modelo dinâmico do capital de giro. 2015. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A liquidez da empresa e, ligada a ela, o capital de giro, é essencial para a continuidade da atividade empresarial e, assim, a sobrevivência da empresa num mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo evidenciar a situação econômico-financeira de empresas nacionais de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2009 a 2013. E, para isso, foi utilizado o modelo dinâmico do capital de giro, por meio das variáveis: Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro (CDG), Saldo de Tesouraria (ST), Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP), Indicador de Liquidez Dinâmico (ILD) e o Ciclo Financeiro em relação à NCG. Assim, realizou-se um estudo descritivo e a obtenção dos dados deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O objeto de estudo do trabalho compreendeu a análise de 03 segmentos e o correspondente a uma amostra de 09 empresas. Os resultados obtidos demonstraram ser consistentes para evidenciar o desempenho econômico-financeiro das empresas estudas, mostrando que três delas apresentaram bom desempenho, duas apresentaram desempenho insatisfatório, três apresentaram desempenho ruim e uma apresentou péssimo desempenho. Com isso, evidencia-se que o modelo dinâmico para a avaliação da liquidez é um importante instrumento de análise e controle para tomadas de decisões.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons