Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaFerrazRocha.pdf130,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impairment no setor público : um estudo de caso da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
Autor(es): Rocha, Camila Ferraz
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Impairment
Contabilidade
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: ROCHA, Camila Ferraz. Impairment no setor público: um estudo de caso da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. 2013. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A convergência dos procedimentos contábeis brasileiros com as Normas Internacionais de Contabilidade trouxe como inovação a obrigatoriedade de revisão dos valores dos ativos. Um dos instrumentos indicados para essa avaliação é a Redução ao Valor Recuperável (Impairment). O setor público também tem se adaptado às normas internacionais, orientando-se pelas IPSAS e NBCASP. O objetivo deste trabalho é a análise das particularidades e dos desafios da aplicação do impairment no setor público. A pesquisa foi baseada na literatura existente, principalmentena consulta aos normativos contábeis emitidos pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, a STN e à legislação vigente no Brasil, além das normas emitidas pelo IFAC. Como análise prática, foi aplicado o procedimento aos bens móveis da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, com base nas disposições da Macrofunção SIAFI nº 020330. Como resultado, verificou-se que o valor total do Ativo Imobilizado da Agência encontrava-se supervalorizado em, aproximadamente, 16,15%. A regulamentação do impairment, não foi suficiente para elucidar todos os questionamentos surgidos, sendo, em alguns casos, prejudicada a própria compreensão das definições apresentadas pelas normas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons