Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CiroGuedesFarias.pdf326,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Simples Nacional X Simples Federal : mudanças, vantagens e desvantagens
Autor(es): Farias, Ciro Guedes
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Micro e pequenas empresas
Simples Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições
Simples Federal
Tributação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: FARIAS, Ciro Guedes. Simples Nacional X Simples Federal: mudanças, vantagens e desvantagens. 2013. [26] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte são maioria, no cenário empresarial brasileiro, ao se comparar às empresas de grande porte. Este volume de empresas demanda regime de tributação adequado, justo e que incentive o crescimento. Ao longo do presente estudo foi contextualizada a trajetória legislativa do Simples Federal para o Simples Nacional explicitando as mudanças relevantes que ocorreram a partir da vigência da Lei Complementar nº 123/2006 e evidenciando as principais implicações da Lei Complementar nº 139/2011 sobre a Lei Complementar nº 123/2006. Através das legislações e de situações projetadas, foi realizada análise exploratória que apresenta as vantagens e desvantagens da utilização do Simples Nacional para empresas com diferentes finalidades: comercial, industrial, prestadora de serviços e exportadora. Conclui-se que, dependendo do ramo em que a empresa atua, seja ele comercial, industrial ou prestação de serviços, há diferença no resultado da aplicação desse novo sistema de arrecadação positiva ou negativamente; há maior proveito para um ramo que para outro, como é o caso da empresa exportadora. Observou-se também que o trabalho do contador foi dificultado devido aos passos para se chegar ao valor devido e a diversidade de tabelas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons