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Título: Brasília, cidade criativa : ressignificações de identidade e posicionamento
Autor(es): Mangueira, Carlos Rafael Pereira
Orientador(es): Belisário, Katia Maria
Assunto: Espaço urbano
Cidades criativas
Brasília (DF)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: MANGUEIRA, Carlos Rafael Pereira. Brasília, cidade criativa: ressignificações de identidade e posicionamento. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O espaço urbano não é construído apenas de metal e concreto, milhões de pessoas e relações dentro do cotidiano moldam a alma de um local. Nessa realidade, Brasília se vê como uma cidade jovem, com 55 anos de história que a conduziu a uma incômoda crise de identidade. O contexto de inquietação fez surgir iniciativas para promover interações entre pessoas e a cidade ao seu redor. A economia criativa, a comunicação, o consumo de experiências, o pensamento urbano voltado às necessidades humanas e a criação de novas conexões simbólicas criam o cenário ideal para o nascimento de uma “cidade criativa”. A metodologia consiste, além do referencial teórico, em pesquisas realizadas junto aos consumidores, empreendedores e gestores de alguns dos projetos de destaque em Brasília como Perestroika (Escola de atividades criativas), Picnik (Festival Cultural), Manifesto (Laboratório de experiências de consumo), TN (Jornalismo colaborativo) e BSB Criativa (Programa do Governo de Brasília). O trabalho explora, sob a visão dos empreendedores entrevistados e do questionário aplicado com consumidores, como existem inúmeras variáveis que pesam na formulação de um novo horizonte para Brasília. Fatores de políticas públicas, planejamento urbano, social e redes de comunicação, nas quais precisam ser alinhadas em busca de diversificar a matriz econômica do Distrito Federal por intermédio da economia criativa. Investiga-se então, elementos existentes nos estudos urbanos, antropologia, arquitetura e, sobretudo comunicação para compreender como atualmente o contexto que envolve a economia criativa poderá mover Brasília para inovadores rumos de desenvolvimento. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Urban space is not built only on metal and concrete. People and their relationships shape the soul of a place evereyday. Inside this reality, Brasília is a young town, with 55 years of history that brings an identity crises. In this contexto of unrest, people gave rise to initiatives to promove interactions between people and the city. Creative economics, communications, consumption of experience, and urban thinking is back to what humans needs and the creation of new symbolics connections that had made the scenario for the rise of a creative city. The methodology consists, besides the theoretical framework, in surveys conducted with consumers, entrepreneurs and managers of some of the prominent projects in Brasilia as Perestroika, Picnik, Manifesto, TN and BSB Criativa. This paper explores, in the view of entrepreneurs interviewed and questionnaire administered with consumers, how there are numerous variables that influence the formulation of a new horizon for Brasilia. Factors of public policy, urban and social planning and communication networks, which need to be aligned in seeking to diversify the economic matrix of the Distrito Federal through the creative economy. There are elements in urban estudies from anthropology, arquithecture and also communication that understend how creative economics moves Brasília to a new scenario of development.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
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