Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MatheusMartinsdoNascimento.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado : remuneração de capital de terceiros e distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio
Autor(es): Nascimento, Matheus Martins do
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Governança corporativa
Empresas - distribuição de riqueza
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: NASCIMENTO, Matheus Martins do. Demonstração do valor adicionado: remuneração de capital de terceiros e distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio. 2014. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Demonstração do Valor Adicionado proporciona aos usuários, informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como estas foram distribuídas entre os fatores de produção. A distribuição do lucro é a informação essencial para a análise do investidor quanto ao retorno do seu investimento na entidade. O presente trabalho tem como objetivo verificar e comparar a participação de acionistas e terceiros onerosos (juros) na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA, no período de 2011 a 2013. Foi realizada uma análise estatística comparativa entre as médias da distribuição dos níveis segredados por setor de atuação. A amostra é composta por 53 empresas selecionadas por conveniência dos níveis 1, 2 e Novo Mercado. Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre a distribuição de riquezas aos acionistas nos setores analisados. A pesquisa busca avançar nos estudos de governança corporativa, partindo do pressuposto que as empresas enquadradas em níveis maiores de governança, remuneram mais seus acionistas que terceiros onerosos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons