Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12366
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LiegeMoraesdoCarmo.pdf253,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Objetivo e objeto da contabilidade : um teste empírico da proposta de Carvalho e Martins
Autor(es): Carmo, Liege Moraes do
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Ciências Contábeis
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: CARMO, Liege Moraes do. Objetivo e objeto da contabilidade: um teste empírico da proposta de Carvalho e Martins. 2013. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Todas as ciências têm um objetivo, um objeto e um ambiente específico de atuação. Porém, essas definições para a ciência da contabilidade tem se mostrado um tanto confusas. O objetivo desta pesquisa é verificar a aplicabilidade das ideias de objetivo e objeto da contabilidade apresentadas no ensaio teórico de Carvalho e Martins. Para tanto, foram aplicados 219 questionários em duas instituições de ensino superior do Centro-Oeste, que oferecem o curso de graduação em contabilidade. Buscou-se avaliar o conhecimento dos estudantes sobre definições levantadas pelo ensaio teórico, a fim de verificar se os alunos conhecem tanto a nova, quanto a antiga abordagem desse assunto. Observou-se um resultado significativamente pequeno para aqueles estudantes que conhecem a nova abordagem e um resultado positivo em mais de 50% nos resultados para questões como: o ambiente em que a contabilidade atua. Pode-se demonstrar que os estudantes não possuem um nível de conhecimento adequado em relação aos conceitos de objeto e objetivo, quando abordados tanto em relação à nova, quanto a antiga abordagem. Porém, quando questionados sobre a abrangência da contabilidade e a construção da teoria contábil, os estudantes mostram ter conhecimento razoável sobre essas duas questões.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons