Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_LucianaBabilôniaMelo.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência das estratégias de propaganda e preço na participação de mercado : controle do benefício informativo em produtos essenciais e supérfluos
Autor(es): Melo, Luciana Babilônia de
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Marketing
Política de preços
Pesquisa de mercado
Data de apresentação: 30-Ago-2010
Data de publicação: 12-Nov-2010
Referência: MELO, Luciana Babilônia de. Influência das estratégias de propaganda e preço na participação de mercado: controle do benefício informativo em produtos essenciais e supérfluos. 2010. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A cada dia que passa a atividade de marketing adquire maior influência e importância perante os empresários e clientes das organizações, porém pouco se conhece sobre os verdadeiros impactos de suas estratégias de propaganda e preço. Para as marcas comercializadas no varejo, essas estratégias podem ser eficazes ou não em gerar fatias de mercados, contudo dependem dos tipos de produtos e do grau dos benefícios informativos que oferecem ao consumidor. Para melhor investigar essa situação, o objetivo geral desse trabalho foi avaliar o impacto das estratégias de marketing na fatia de mercado, com o controle dos benefícios informativos das marcas em produtos essenciais e supérfluos. Para alcançar esse objetivo foram realizados estudos com base em dados primários e secundários, onde se extraiu as variáveis independentes propaganda geral, propaganda em folhetos, preço promocional, preço premium e preço concorrencial e também a variável dependente fatia de mercado agregada e diária. Os dados referentes a fatia de mercado agregada foram calculados através da regressão linear enquanto os dados referentes a fatia de mercado diária foram calculados através da regressão ordinal. Após analisar cada caso conclui-se que para cada tipo de produto e benefício informativo existe uma ou mais estratégia de definição de preço e propaganda que pode influenciar mais ou menos em relação a fatia de mercado. Com os resultados apresentados nesse trabalho os gerentes de marketing poderão identificar qual é a estratégia mais eficiente para aumentar a fatia de mercado de suas marcas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1236
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons