Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EduardoLavocatGalvaodeAlmeida.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da influência de fatores de produtividade no aumento do custo e do prazo em obras de construção civil
Autor(es): Almeida, Eduardo Lavocat Galvão de
Orientador(es): Carvalho, Michele Tereza Marques
Assunto: Construção civil
Construção civil - produtividade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: ALMEIDA, Eduardo Lavocat Galvão de. Estudo da influência de fatores de produtividade no aumento do custo e do prazo em obras de construção civil. 2015. x, 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A indústria da construção civil é, e sempre foi um dos principais setores produtivos da economia brasileira. Ocupando papel de destaque no desenvolvimento do país, almeja, diuturnamente, melhorar sua capacidade produtiva, com o intuito de alcançar maior eficiência para produzir mais e melhor, utilizando menos recursos. Para que isso aconteça, faz-se essencial o entendimento dos problemas que afetam diretamente nos resultados do setor e que, por conseguinte, impedem ou freiam a evolução esperada para a indústria. Tendo isso em mente, propõe-se neste trabalho o estudo dos fenômenos de aumento de prazo e aumento de custo de obras de construção civil, dois dos principais problemas da indústria. Sendo mais específico, estuda-se as relações entre os fatores de produtividade e os dois fenômenos, com o objetivo de se traçar um perfil do setor quanto à influência destes fatores no custo e no prazo. Por meio de um banco de dados criado por Feitoza (2014) e pela utilização do método de índice de importância relativa (RII), determinou-se que os 3 principais fatores de influência no aumento do custo são: 1) baixa produtividade da mão de obra; 2) retrabalho decorrente da má execução dos serviços; 3) Falhas de concepção do projeto básico. Já para o caso do aumento do prazo foram encontrados os seguintes fatores: 1) retrabalho; 2) baixa produtividade da mão de obra; 3) escassez de mão de obra qualificada. Em resumo, os resultados indicaram os fatores ligados à mão de obra como os principais influenciadores no aumento do custo e do prazo, seguidos pelos fatores ligados a projetos. Resultado semelhante foi obtido pela modelagem do fenômeno de aumento de prazo pelo método de equações estruturantes por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Concluiu-se que, em modelo com estrutura proposta pelo autor, os fatores que mais se relacionam com o aumento do prazo são os ligados a mão de obra e a projetos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons