Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RenanArakawaPamplona.pdf710,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância do laudo pericial contábil para a tomada de decisões dos magistrados da Justiça Comum do Distrito Federal
Autor(es): Pamplona, Renan Arakawa
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Decisões judiciais
Perícia contábil
Laudo pericial contábil
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: PAMPLONA, Renan Arakawa. A relevância do laudo pericial contábil para a tomada de decisões dos magistrados da Justiça Comum do Distrito Federal. 2014. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as características dos laudos periciais e o seu potencial de influência sobre o magistrado e as partes no desenvolvimento do processo. Para isso, realizou-se uma pesquisa básica, exploratória, feita com base em levantamento documental e forma de abordagem do problema qualitativa. Foram elencados os aspectos gerais da perícia contábil, além da importância e responsabilidade do perito, de seu mercado de trabalho e os principais aspectos que envolvem a peça produzida por este profissional nomeado em juízo, qual seja, o laudo pericial, documento a partir do qual o trabalho foi desenvolvido. Após o preenchimento de um checklist foi possível levantar a maior quantidade de informações para embasar a pesquisa, que contou com uma amostra final de 25 (vinte e cinco) processos que tramitaram perante as Varas Cíveis das Circunscrições Judiciárias de Brasília, Ceilândia, Taguatinga e Núcleo Bandeirante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, distribuídos entre os anos de 2001 e 2010. Dos resultados obtidos vislumbrou-se que os laudos periciais são consideravelmente relevantes para a tomada de decisão dos magistrados, apresentando consistência, qualidade e coerência para com os termos em que foram demandados, eis que utilizados na fundamentação da sentença, contribuindo, assim, para o convencimento do julgador no deslinde da causa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons