Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12351
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsabellaLealeCostaPacheco.pdf897,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso da capacidade instalada de terminais de contêineres : o caso da Santos Brasil
Autor(es): Pacheco, Isabella Leal e Costa
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Risco operacional
Alavancagem operacional e financeira
Tomada de decisão
Companhia Santos Brasil S/A
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: PACHECO, Isabella Leal e Costa. Uso da capacidade instalada de terminais de contêineres: o caso da Santos Brasil. 2015. 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A necessidade dos gestores e executivos ao tomarem decisões no plano da análise gerencial da estrutura de custos, do lucro operacional, receita líquida de serviços e riscos operacionais, fez com que este estudo levantasse o grau de alavancagem operacional, a partir das variáveis analisadas no processo de tomada de decisão. O presente trabalho analisou os dados da Companhia Santos Brasil S/A, sobretudo os seus três terminais de contêineres: Tecon Santos, Tecon Imbituba e Tecon Vila do Conde entre o período de 2009 a 2014. Para obtenção de resultados utilizou-se análises descritivas, estimação do GAO total, regressão linear simples. Os resultados obtidos apresentam que a variação do lucro operacional está relacionada com a receita líquida de serviços e conclui-se que o GAO auxilia os gestores nas tomadas de decisões de acordo com o seu grau de sensibilidade, quando o comportamento deste é elevado, o risco em torno do desempenho operacional da empresa aumenta, apresentando uma capacidade disponível/ociosa, quando o GAO é reduzido, o risco existente diminui e o efeito é ao contrário, ou seja, a empresa opera em capacidade máxima.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons