Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarissaGoncalvesLopes.pdf158,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercado imobiliário : uma análise comparativa no Distrito Federal no período de 2002 a 2012
Autor(es): Lopes, Larissa Gonçalves
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Mercado imobiliário
Finanças comportamentais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: LOPES, Larissa Gonçalves. Mercado imobiliário: uma análise comparativa no Distrito Federal no período de 2002 a 2012. 2013. 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O mercado imobiliário do Distrito Federal tem apresentado uma grande valorização nos últimos tempos. No entanto conforme Fama (1970) para o mercado acionário um aumento generalizado nos preços não provoca ganhos anormais, uma vez que o mercado é eficiente e os agentes racionais. Porém segundo as Finanças Comportamentais o homem é influenciado tanto por questões psicológicas quanto sociológicas, assim nem sempre suas atitudes são estritamente racionais fazendo com que por vezes o mercado não funcione eficientemente. Um exemplo disso é a existência de bolhas especulativas, como a de 2008 nos Estados Unidos, que provocou uma grande crise econômica em vários outros países. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo identificar bolhas de preços no mercado imobiliário do Distrito Federal no período de 2002 a 2012 para isso foram coletados os anúncios do preço de venda e aluguel da cidade de Águas Claras e dos bairros da: Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste, Lago Norte e Lago Sul do jornal Correio Braziliense. Em seguida foi calculado, com base no modelo de Gordon (1959), o preço fundamental do aluguel e feito à análise comparativa com o preço médio de vendas. A conclusão foi de que não existem indícios suficientes para confirmar a existência de bolhas de preços no mercado imobiliário do Distrito Federal, entretanto é possível observar um desequilíbrio entre o preço médio de vendas e o preço fundamental.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons