Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12341
Título: Importância da compatibilização de projetos : estudo de caso – projeto SPDA de uma obra
Autor(es): Souza, Evandro França Silva Lopes de
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Coorientador(es): Gambero Junior, Leonisio
Assunto: Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)
Construção civil
Construção civil - planejamento de obras
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SOUZA, Evandro França Silva Lopes de. Importância da compatibilização de projetos: estudo de caso – projeto SPDA de uma obra. 2015. xii, 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A construção civil é uma atividade que envolve imensa gama de variáveis e se desenvolve em um ambiente particularmente dinâmico e mutável. Gerenciar uma obra adequadamente é um trabalho complexo, no qual encontra-se muita improvisação e tomada de rumos e decisões apenas por experiência na grande maioria dos canteiros de obra por todo mundo. O planejamento de uma obra é um dos principais aspectos do gerenciamento. Ao planejar, o engenheiro dota a obra de uma ferramenta importante para priorizar suas ações, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio da obra com a linha de base referencial e tomar providências em tempo hábil, quando algum desvio é notado. Um projeto é bem sucedido quando é executado nos prazos e nos orçamentos estimados, atendendo aos objetivos de qualidade especificados, e também atendendo às expectativas dos consumidores, no caso, moradores do prédio. Portanto, não basta apenas produzir dentro de custos e prazos, se seu produto não oferece qualidade e segurança, ou se os clientes não estão satisfeitos com o produto adquirido. A partir de levantamentos e estudos realizados, e uma ampla base teórica englobando planejamento de construção, foi desenvolvido o texto, com direcionamento final para instalações SPDA, e observou-se que tais instalações possuem valor irrisório dentro do orçamento da obra estudada no presente projeto. Além disso, são instalações de fácil execução, não conferindo grande importância temporal à obra. O grande foco do estudo acerca dessas instalações está ligado à vida de pessoas, ou seja, é algo necessário, independente de sua relevância em questões executivas ou financeiras. Desenvolveu-se um estudo detalhado de processos de planejamento e controle de obras, e assim obteve-se base conceitual para entender como a falha de projeto foi detectado e corrigido. O motivo da falha encontrada foi algo muito comum na prática da engenharia, falha na compatibilização de projetos. Realizando uma comparação com uma situação utópica onde o edifício estivesse concluído, e percebeu-se que os erros de projeto observados poderiam equivaler a 125 vezes o custo inicial designado para a atividade. Segundo a Regra de Sitter, é certo que o prejuízo seria bem maior. Ainda mais pelo fato de se tratar de um sistema de segurança, onde se leva em conta a vida de várias pessoas. Nesse sentido se conclui a importância da compatibilização dos projetos em todos os setores da construção civil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons