Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LuizCarlosAlves.pdf509,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperativismo de consumo no Brasil : opção para as classes trabalhadoras organizadas no DF
Autor(es): Alves, Luiz Carlos
Orientador(es): Ribeiro, Walter Eustáquio
Assunto: Cooperativismo
Cooperativas - legislação
Data de apresentação: 16-Nov-2009
Data de publicação: 12-Nov-2010
Referência: ALVES, Luiz Carlos. Cooperativismo de consumo no Brasil: opção para as classes trabalhadoras organizadas no DF. 2009. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de demonstrar as possibilidades de um empreendimento econômico e social, o cooperativismo de consumo, e como este empreendimento pode ser uma opção para as classes de trabalhadores organizadas no distrito federal. Para a sua concretização, foram efetuadas pesquisa exploratórias nas bibliotecas da Presidência da República, da Universidade de Brasília e na Biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Distrito Federal (Sescoop/DF), complementadas com estudo de caso na Cooperativa de Consumo dos Bancários de Araçatuba, SP, onde foram realizadas entrevistas com os gestores e com os clientes da respectiva cooperativa. A pesquisa exploratória proporcionou um conhecimento sobre o cooperativismo como atividade econômica, permitiu um aprofundamento na história do cooperativismo e seu desenvolvimento no Brasil, possibilitou um diferenciamento das sociedades cooperativas em relação as sociedades comerciais, o conhecimento sobre a estruturação do cooperativismo brasileiro e os princípios cooperativistas, além de conhecimentos sobre as tipologias do cooperativismo. A legislação brasileira sobre o direito cooperativo teve lugar de destaque nos estudos, por ter influência decisiva nos destinos do cooperativismo de consumo. Especificamente os estudos realizados sobre o cooperativismo de consumo e o ato cooperativo nas cooperativas de consumo revelaram as possibilidades e dificuldades enfrentados por esse ramo do cooperativismo, tão importante para o desenvolvimento das comunidades e da sociedade onde é inserido. Como resultado dos trabalhos realizados, foi possível vislumbrar o potencial da cidade de Brasília para sediar um empreendimento desta natureza, o que certamente trará para as classes trabalhadoras que resolverem apostar no empreendimento, um motivo de orgulho e de novos horizontes, propiciados pela criação de empregos e renda, tão buscados por todas as sociedades nos dias atuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.1234
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.