Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunaAzevedoCouto.pdf577,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre a remuneração dos auditores e os indicadores econômico-financeiros das companhias auditadas
Autor(es): Couto, Bruna Azevedo
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Auditores
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: COUTO, Bruna Azevedo. Relação entre a remuneração dos auditores e os indicadores econômico-financeiros das companhias auditadas. 2015. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar se, no âmbito do mercado de capitais brasileiro, os indicadores econômico-financeiros têm relação com a remuneração dos auditores independentes. Para tanto foram analisados as informações de 339 empresas de 2009 a 2013, relacionando os índices de alavancagem, rentabilidade e liquidez com a remuneração dos auditores independentes. Mediante a estimação de modelos de regressão de dados em painel foram testadas as hipóteses que apontavam relação positiva entre a remuneração dos auditores e a alavancagem do cliente e negativa entre a remuneração dos auditores e a rentabilidade e a liquidez das empresa auditadas. Os resultados apurados apontaram que há relação negativa entre a remuneração dos auditores independentes e a liquidez das empresas auditadas. Já quanto aos indicadores de alavancagem e de rentabilidade do cliente, não foram constatadas relações estatisticamente relevantes com a remuneração dos auditores. Com o fim de aumentar a robustez dos achados foram implementadas algumas variáveis de controle e, a partir delas, ainda foi possível constatar que o fato de ser auditada por uma big four, o nível de governança e tamanho do cliente apresentaram uma correlação positiva com os honorários de auditoria, enquanto o fato de ocorrer troca de firma de auditoria apresentou correlação negativa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons