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Título: Análise de desempenho funcional e mecânico do concreto asfáltico tipo Stone Matrix Asphalt (SMA) para pavimentos aeroportuários
Autor(es): Silva, Camila Cândida da
Gomes, Juliana Frutuoso
Orientador(es): Farias, Márcio Muniz de
Coorientador(es): Bastidas Martinez, Juan Gabriel
Assunto: Transporte aéreo
Stone Matrix Asphalt (SMA)
Pavimentos aeroportuários
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SILVA, Camila Cândida da; GOMES, Juliana Frutuoso. Análise de desempenho funcional e mecânico do concreto asfáltico tipo Stone Matrix Asphalt (SMA) para pavimentos aeroportuários. 2015. x, 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Ao longo dos anos, observa-se um aumento considerável na utilização do transporte aéreo em todo Brasil, com uma maior frequência nos voos e aeronaves cada vez mais pesadas, com maiores capacidades. Isso resulta numa maior solicitação nas pistas aeroportuárias, que precisam estar preparadas para essa nova realidade a fim de manter a qualidade de seu revestimento e garantir a segurança dos usuários. Nesse sentido, fazem-se necessárias atualizações no dimensionamento da estrutura do pavimento com o objetivo de melhorar seu desempenho funcional e estrutural. Uma das soluções que vem sendo estudadas é a substituição do revestimento asfáltico convencional, que é feito tradicionalmente em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Uma tendência que se observa em vários países, é a substituição dessa mistura pelo SMA (Stone Matrix Asphalt), uma mistura asfáltica de revestimento usinada a quente que apresenta graduação descontínua, que tem apresentado bons resultados quanto à durabilidade, resistência a deformações permanentes, atrito superficial, entre outros. Seguindo essa tendência, o Aeroporto Internacional de Brasília, que atualmente é o segundo maior aeroporto do país em movimentação de passageiros, apresentou um projeto de reabilitação de uma de suas pistas de pouso e decolagem com o uso do SMA como revestimento. Com base nisso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho no laboratório do SMA como revestimento asfáltico em pistas de aeroportos. Para isso, faz-se uma breve revisão bibliográfica acerca dos métodos de avaliação funcional de pavimentos aeroportuários e do histórico dessa mistura, incluindo sua aplicação em rodovias e aeroportos pelo mundo, bem como do método Superpave de dosagem. Além disso, são apresentadas a dosagem da mistura SMA e a metodologia utilizada para avaliação de seu desempenho mecânico e funcional, seguida pela análise de seus resultados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
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