Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12326
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KirkDouglasGuedesDeMiranda.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCurvello, João José-
dc.contributor.authorMiranda, Kirk Douglas Guedes de-
dc.identifier.citationMIRANDA, Kirk Douglas Guedes de. O nicho como organização efêmera: uma análise sobre a comunicação e o comportamento dos nerds com relação a consumo, diversidade e ativismo. 2015. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa visa discutir os processos de comunicação e o comportamento do meio nerd, aqui compreendido como um nicho, com relação a consumo, relações com a diversidade e ativismo, com destaque para ações específicas que expressam e evidenciam preconceito e discriminação. A partir da análise de conteúdo de textos referentes a três episódios específicos, procuramos compreender como fãs se comportam como organizações efêmeras, forjadas por comunicação, e como sistemas operacionalmente fechados, marcadores de diferenciação nesses processos. Por meio da observação, foi possível perceber que o fenômeno pode ocorrer de três maneiras: espontânea, forçada e mista – cujos graus de manipulação dependem da intenção do grupo e o quão orgânicas são as movimentações. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present work aims to discuss communication processes and the behavior in the geek environment, herein comprehended as a niche, related to consumption, the relation with diversity and activism, with emphasis in specific actions that express and attest prejudice and discrimination. Based on the analysis of the content of texts related to three specific episodes, we seek to understand how fans behave as an ephemeral organization, forged by communication, and as operationally closed systems, differentiation markers in these processes. Through observation, it was possible to notice that the phenomenon may occur in three ways: spontaneously, compelled and mixed – which degrees of manipulation vary on the intention of the group and how organic are its movements.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordNerdsen
dc.subject.keywordPreconceitos e antipatiasen
dc.titleO nicho como organização efêmera : uma análise sobre a comunicação e o comportamento dos nerds com relação a consumo, diversidade e ativismoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-16T18:11:12Z-
dc.date.available2016-03-16T18:11:12Z-
dc.date.issued2016-03-16T18:11:12Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12326-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons