Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FelipeAugustoRochadeSouza.pdf283,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo entre as instituições de controle externo no Brasil e na Europa
Autor(es): Souza, Felipe Augusto Rocha de
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Accountability
Controle externo
Controle externo - França
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SOUZA, Felipe Augusto Rocha de. Estudo comparativo entre as instituições de controle externo no Brasil e na Europa. 2013. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Pesquisa bibliográfica com o objetivo de se compreender a importância das atividades dos órgãos de controle das finanças públicas para a boa gestão pública. Procura-se primariamente estabelecer como a atividade desses órgãos se relaciona com as necessidades dos Estados modernos no que tange à busca pela eficiêcnia e economicidade. É realizado um levantamento para estabelecer quais são as Instituições de Controle Superiores responsáveis pelas funcões de controle e fiscalização das contas públicas em países da Europa e no Brasil para posterior análise e comparação. Nessa análise busca-se a classificação dos órgãos em três modelos distintos: Cortes de Contas, Auditorias Gerais e Conselhos de Auditoria São apresentadas informações gerais sobre os países, e da amostra escolhida foram escolhidos alguns países repesentativos de seus modelos para uma análise mais pormenorizada. Entende-se que os órgãos de controle são instrumentos fundamentais para o accountability vertical e horizontal atuando de modo a coibir e apurar ilicitudes e também fornecer informações que permitam o controle por parte da sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons