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Título: A experiência da angústia em Luz de Inverno, de Ingmar Bergman
Autor(es): Freitas, Débora Milhomem Sabino de
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro e
Assunto: Luz de Inverno (1963) (Filme)
Filme cinematográfico
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: FREITAS, Débora Milhomem Sabino de. A experiência da angústia em Luz de Inverno, de Ingmar Bergman. 2015. 128 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No filme Luz de Inverno (1963), do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), três dos personagens - Tomas Ericsson, Jonas Persson e Märta Lundberg - buscam encontrar respostas para o mistério da existência e um sentido plausível em viver e em morrer. Nesse processo de pensamento crítico, eles sentem uma intensa angústia por causa de seus sofrimentos, da dificuldade em obter uma resposta inequívoca e da liberdade em fazer escolhas. Esta pesquisa pretende identificar os motivos por trás das crises existenciais dos personagens e interpretar como eles lidam com a experiência da angústia. Para isso, estudamos o filme de forma minuciosa, realizamos um diálogo com a leitura de filósofos sobre o assunto e expomos aspectos da vida de Bergman e as principais características do seu legado cinematográfico, a fim de explicar de que maneira a vida pessoal e as angústias e medos dele estão refletidos neste filme. A nossa metodologia foi analisar cena por cena do filme e ler obras filosóficas e literárias relacionadas à angústia e obras sobre a filmografia de Bergman, sobre a abordagem filosófica dos filmes dele e sobre a vida pessoal dele. Também assistimos a documentários e a cursos online sobre o diretor. Nossos objetivos foram compreender o que motivou o surgimento da angústia dos personagens, como ela se manifestou e o que está vinculado ao despertar dela. Também pretendemos interpretar os motivos da crise de fé deles e como eles lidaram com o silêncio de Deus. Concluímos que a angústia despertou a consciência dos personagens e, por isso, tornou-se um território de travessia para eles. A partir do desconforto causado pela angústia, eles reconheceram que estavam passando por crises existenciais e se empenharam em descobrir um sentido para a vida. Devido a essa experiência, as imagens que eles tinham de Deus foram profundamente transformadas, assim como eles mesmos.
Abstract: In the film Winter Light (1963), of Swedish director Ingmar Bergman (1918-2007), three of the characters - Tomas Ericsson, Jonas Persson e Märta Lundberg – seek to find answers to the mystery of existence and a plausible meaning in living and dying. In this process of critical thinking, they feel an intense anguish due to their sufferings, to the difficulty to obtain an unequivocal answer and to the freedom of choice. This study aims to identify the reasons behind the characters‘ existential crisis and to interpret how the characters cope with the experience of anguish. Therefore, we studied the film thoroughly, carried out a dialog with the philosopher‘s points of view and exposed aspects of Bergman‘s life and the main characteristics of his cinematographic legacy, in order to explain how his personal life and his anxieties and fears are reflected in the film. Our methodology was to analyze the film scene by scene and to read philosophical works about anguish and literary essays on Bergman‘s filmography, on the philosophical approach of his films and on his personal life. We also saw documentaries and online courses about the film director. Our goals were to understand what drives the characters‘ anguish, how it manifests itself and what triggers it. We also sought to interpret the motives behind the faith crisis of the characters and how they deal with God‘s silence. We concluded that the anguish awakened their consciences and thus became a crossing territory for them. Springing from the the discomfort sparked by anguish, they recognized that they were going through existential crises and they struggled to discover a meaning for life. Due to this experience, both the image they had of God and of themselves were deeply transformed.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2015.
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