Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SilasPhilippedosSantosBastos.pdf754,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estereótipo contábil : a percepção de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) a respeito do contador, com base na teoria dos estereótipos
Autor(es): Bastos, Silas Philippe dos Santos
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Contadores - estereótipos
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: BASTOS, Silas Philippe dos Santos. Estereótipo contábil: a percepção de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) a respeito do contador, com base na teoria dos estereótipos. 2015. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: É razoável que qualquer classe de profissionais se preocupe com sua imagem pública, entretanto, diversas pesquisas apontam que provavelmente nenhuma classe tenha dedicado tanta atenção ao assunto no século XXI como o profissional formado em Ciências Contábeis (DIMNIK; FELTON, 2006). Esse interesse é compreensível, visto que os estudos relacionam o sucesso dos contabilistas com a maneira como estes são vistos pelo público, que em geral utiliza os meios de comunicação social como principal fonte de informação. Posto isso, o presente estudo se propõe a identificar e analisar o estereótipo do contador, utilizando-se da percepção de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) sobre o tema, a fim de se identificar se a imagem percebida pelos discentes é negativa ou positiva. Os universitários demostraram prestígio pela profissão contábil, uma vez que dos sete atributos avaliados, apenas dois não foram avaliados positivamente. Essa pesquisa se diferencia tanto por analisar a percepção de universitários, como também por distinguir e comparar a visão do público externo com a opinião dos futuros contadores. Sendo assim, a pesquisa se mostrou relevante ao identificar a imagem dos contabilistas e oportuna ao evidenciá-la publicamente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons