Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12309
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ViniciusHenriquedeSouza.pdf854,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do Valor Adicionado : indicador de riqueza de empresas do mesmo setor listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Souza, Vinícius Henrique de
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Empresas - riqueza gerada
Governança corporativa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: SOUZA, Vinícius Henrique de. Demonstração do Valor Adicionado: indicador de riqueza de empresas do mesmo setor listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Contabilidade é a ciência que fornece informações para os usuários na tomada de decisão em uma organização e como toda ciência acompanha as transformações que ocorrem no seu campo de atuação. Sendo assim, a Demonstração do Valor Adicionado é uma demonstração em que se evidencia como a riqueza da entidade foi gerada e como foi distribuída entre seus colaboradores. O presente estudo tem como o objetivo identificar quanto da riqueza distribuída foi gerada pelas próprias empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA nos anos de 2012, 2013 e 2014. O estudo é limitado a 107 empresas de capital aberto listadas na bolsa nos níveis de Governança Corporativa 1, 2 e Novo Mercado. O estudo é descritivo, bibliográfico e o tipo de pesquisa é documental. Foi identificada a relação dos valores do Valor Adicionado Líquido Produzido pela Empresa e Valor Adicionado Total a Distribuir, divulgados na DVA. As comparações foram feitas primeiramente entre os níveis de Governança Corporativa e depois entre os diferentes setores das empresas. O resultado mostrou que o Nível 2 teve melhor desempenho nos dois primeiros anos e que no terceiro ano o Nível 1 teve o melhor desempenho. Na análise por setores de atuação, o segmento de Tecnologia da Informação teve a melhor média geral, devido aos seus 2 primeiros anos com médias altas, sendo que no terceiro ano teve o segundo melhor desempenho, o setor de Petróleo, Gás e Combustíveis teve o pior desempenho nos três anos. O estudo busca contribuir com estudos que abordam a DVA e com um indicador que auxilie o investidor na tomada de decisão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons