Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VictorGomesdaConceicao.pdf633,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das competências inerentes à pesquisa científica : um estudo da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Conceição, Victor Gomes da
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Estudantes universitários
Estudantes universitários - pesquisa científica
Pesquisa científica
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: CONCEIÇÃO, Victor Gomes da. Análise das competências inerentes à pesquisa científica: um estudo da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2015. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A universidade quanto instituição dotada de aspectos políticos, econômicos e sociais tem um papel importante na formação de verdadeiros profissionais-cidadãos participativos que atuam frente à sua realidade. Para isso, é fundamental a integração efetiva entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão no ambiente acadêmico. Dentre essas atividades, pode-se destacar a criação e comunicação do conhecimento como produto das demais práticas da universidade, devendo o discente ter a oportunidade de participar de atividades de pesquisa científica desde seu ingresso na graduação. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília quanto ao desenvolvimento das competências inerentes à pesquisa científica em relação à leitura, à elaboração e à publicação de artigos científicos durante o primeiro semestre letivo de 2015. Para alcançar o objetivo, elaborou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, baseada nos estudos de Krüger et al. (2013). A amostra utilizada foi probabilística intencional. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário impresso e disponibilizado pessoalmente aos estudantes, obteve-se um total de 306 respondentes. Concluiu-se que 81% dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília estão desenvolvendo as competências inerentes à pesquisa científica em relação à leitura de artigos científicos, mas apenas 44% dos discentes estão elaborando artigos científicos e somente 18,5% dos acadêmicos estão publicando os artigos elaborados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons