Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12300
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuthianoLoschiBezerra.pdf990,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das principais companhias aéreas brasileiras por meio da análise envoltória de dados
Autor(es): Bezerra, Luthiano Loschi
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Companhias aéreas
Setor de transporte aéreo (Brasil)
Setor de transporte aéreo (Brasil) - eficiência
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: BEZERRA, Luthiano Loschi. Avaliação das principais companhias aéreas brasileiras por meio da análise envoltória de dados. 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A desregulamentação do setor de transporte aéreo no Brasil promoveu, com a desindexação das tarifas dos serviços, o ingresso de novas empresas e uma nova visão de gestão. Antes, num mercado monopolizado por poucas empresas que operavam com conceito de Full Service Carries (FSCs), com alto custo e pouca oferta, a desregulamentação obrigou as empresas existentes a mudarem sua forma de posicionamento para se manterem no mercado agora mais dinâmico e competitivo, com ingresso de novas empresas operando segundo conceito Low Cost Carries (LCCs), com baixo custo e maior oferta de trechos até então não explorados. O mercado competitivo induziu que a gestão das empresas passasse de uma visão puramente operacional para uma visão de negócios, obrigando-as a buscar um melhor aproveitamento dos seus recursos e maior eficiência. Neste contexto, o trabalho investigou se as empresas de transporte aéreo de passageiros no Brasil operam com eficiência na malha doméstica, com base em amostra de quatro companhias aéreas de 2011 a 2014. O objetivo da pesquisa foi analisar a geração bruta de resultado, a taxa de aproveitamento de voos e a participação no mercado por cada empresa do setor. A metodologia utilizada fez uso da analise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis - DEA). Os resultados obtidos sugerem que duas das empresas (TAM e AVIANCA) mostram-se eficientes por estarem situadas sobre a curva de fronteira de eficiência. As demais encontram-se abaixo dessa curva, sinalizando ineficiência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons