Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CeciliaCorassaMartins.pdf728,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil, estrutura e comportamento do comércio internacional da Região Sul entre 2000 e 2010
Autor(es): Martins, Cecilia Corassa
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Região Sul (Brasil) - comércio
Comércio internacional
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: MARTINS, Cecilia Corassa. Perfil, estrutura e comportamento do comércio internacional da Região Sul entre 2000 e 2010. 2015. 37 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A intensificação do comércio internacional desde os anos 80 e o crescimento da participação das exportações no PIB geraram interesse de estudos sobre as consequências e as importâncias de ser um país exportador. Dessa forma, o presente trabalho visa verificar as características do perfil exportador da região sul brasileira de 2000 a 2010, uma vez que é uma região com grande relevância econômica para o país. O período foi escolhido por já ter ocorrido a consolidação do processo de integração regional com o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), e a incorporação de outros países ao bloco, fato que pode influenciar as exportações da região em estudo. Os dados dos produtos exportados e dos produtos importados pelos estados sulistas e dos destinos das exportações realizadas por esses estados foram coletados do site AliceWEB. Posteriormente, foram calculados o Índice de Concentração por Produto (ICP), o Índice de Concentração por Países de Destino (ICD), o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), o Índice Simétrico de Vantagem Comparativa Revelada (VCS) e o Índice de Comércio Intra-indústria (ICI). A partir dos resultados obtidos foi possível descrever características do comércio internacional da região sul brasileira, tais como sua grande variedade de produtos exportados e de países de destinos, a grande quantidade de produtos primários exportados e suas altas vantagens comparativas, além da caracterização do comércio como inter-industrial, com indicação de mudança para intra-industrial. Essas características podem ajudar a incentivar o crescimento e melhorias regionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons