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2014_CarlosEduardoTeixeiraNeves_GabrielBastosGoncalves.pdf8,63 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorNeves, Carlos Eduardo Teixeira-
dc.contributor.authorGonçalves, Gabriel Bastos-
dc.identifier.citationNEVES, Carlos Eduardo Teixeira; GONÇALVES, Gabriel Bastos. Análise da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida em ônibus de piso baixo. 2014. 119 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.en
dc.description.abstractNo transporte público urbano, a frota de ônibus brasileira é composta quase que inteiramente pelo modelo de piso alto, onde degraus e desníveis altos com relação à calçada dificultam o acesso à plataforma dentro do ônibus. Este projeto visa coletar todas as informações para que se possa para verificar a possibilidade da adoção do ônibus de piso baixo dentro do Distrito Federal. Para subsidiar a formulação do atual projeto, foi inicialmente realizado um estudo para angariar dados importantes sobre certos aspectos. O primeiro enfoque consiste na questão da acessibilidade dentro do transporte público, considerando principalmente a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência e idosos. Em seguida foi necessário coletar informações em normas, artigos científicos e catálogos comerciais para caracterizar os ônibus convencionais e os modelos de piso baixo. Tendo em mãos todo o material necessário, foram realizados questionários e formulários. O questionário tem como principal meta mapear a opinião dos usuários quanto à acessibilidade e ao conforto no transporte público. Já o formulário tem como finalidade primordial verificar a adequação dos terminais e veículos com as normas vigentes, para posterior comparação com os ônibus de piso baixo. Após a análise dos dados obtidos a partir dos questionários e formulários, foram desenvolvidas propostas que procuram viabilizar uma futura implantação do ônibus de piso baixo dentro do Distrito Federal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTransporte públicoen
dc.subject.keywordÔnibusen
dc.subject.keywordMobilidade urbanaen
dc.titleAnálise da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida em ônibus de piso baixoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-15T15:36:07Z-
dc.date.available2016-03-15T15:36:07Z-
dc.date.issued2016-03-15T15:36:07Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12286-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Considering the public transportation, the Brazilian bus fleet is almost entirely composed by the high floor bus, where steps and large gaps (relative to the sidewalk) tend to make it difficult for the users to access the platform inside the bus. This project seeks to collect all the necessary information, in order to verify the viability of implementing the low floor buses inside the Distrito Federal. To support the formulation of the current project, a proper study was initially conducted to gather important data of certain aspects. The first one verses about the accessibility in the public transportation, considering primarily the inclusion of the handicapped and the elderly. The next step was to collect information in regulations, scientific papers and commercials brochures, in order to distinguish the conventional (high-floor) buses and the low-floor ones. Having at hands all the necessary material, it was developed a questionnaire and some forms. The questionnaire’s main goal is to map the opinion of the surveyed in the matter of accessibility and comfort in the public transportation. As for the forms, its prime objective is to verify if the bus terminals and vehicles are in accordance with the current norms and standards, in order to make a further comparison with the low-floor bus model. After analyzing all the gathered data obtained from the questionnaires and forms, some suggestions were presented, so that it may be feasible to implant ( in the future), the low-floor bus technology in the Distrito Federal.-
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