Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielFerreiraAmaral.pdf393,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Seletividade gráfica nos relatórios da administração de companhias abertas brasileiras de 1997 até 2014
Autor(es): Amaral, Gabriel Ferreira
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Evidenciação contábil
Relatórios de administração
Informação contábil
Data de apresentação: 3-Dez-2015
Data de publicação: 14-Mar-2016
Referência: AMARAL, Gabriel Ferreira. Seletividade gráfica nos relatórios da administração de companhias abertas brasileiras de 1997 até 2014. 2015. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O processo de evidenciação contábil vem se desenvolvendo com o tempo e acompanha a necessidade do mercado; tem se aprimorado cada vez mais com a intenção de melhorar a qualidade da informação transmitida ao usuário. Com a criação de Lei 6.404/76, os Relatórios da Administração (RA’s) ganharam destaque por apresentarem indicadores e dados de forma mais clara e simples, auxiliando na compreensão dos usuários. Objetivo Geral da pesquisa é verificar se existe uma tendência no mercado de gerenciamento de impressão e de mudança nos assuntos dos gráficos dos Relatórios da Administração quando o desempenho econômico das empresas é desfavorável. A justificativa da pesquisa está na carência de trabalhos sobre o gerenciamento de impressão que tenham como foco assuntos abordados em cada recurso visual. Foi feita uma análise documental em um total de 3.132 Relatórios da administração relativos a 174 empresas no período de 1997 até 2014. Foram analisados 15.109 recursos visuais dos quais 6.678 eram gráficos. Com base no Parecer de Orientação da CVM 15/87, esses gráficos foram divididos em categorias relacionadas aos seus assuntos. Foi possível constatar que a quantidade de RA’s que apresentaram gráficos na situação de prejuízo é proporcionalmente menor que a quantidade de RA’s com gráficos na situação de lucro. Os tipos gráficos mais utilizados são: colunas e barras e os assuntos que mais apareceram na amostra foram: (receitas), (conjuntura econômica) e (resultados). Os assuntos que menos apareceram na amostra foram: (negócios, produtos e serviços), (gastos) e (investimento, pesquisa e desenvolvimento).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons