Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RafaelMarquesNakamura.pdf868,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O efeito lead-lag entre o mercado acionário brasileiro e o mercado de ADRs : uma revisão metodológica
Autor(es): Nakamura, Rafael Marques
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Bolsa de Valores de São Paulo
Mercado financeiro
Data de apresentação: 10-Dez-2009
Data de publicação: 11-Nov-2010
Referência: NAKAMURA, Rafael Marques. O efeito lead-lag entre o mercado acionário brasileiro e o mercado de ADRs: uma revisão metodológica. 2009. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar, por meio da revisão da literatura de artigos científicos, a existência do efeito lead-lag entre as ações de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e seus respectivos recibos depositários no mercado norte-americano – ADRs – listados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), ou seja, buscou-se entender se os movimentos de elevação e queda de um mercado são seguidos, em media, por variações similares no outro. A confirmação da existência de tal efeito acarretaria em possibilidades de prever os movimentos do preço de uma ação, gerando possibilidades de auferir lucros anormais, ignorados os custos de transação. Dessa maneira, a proposição da Hipótese de Mercado Eficiente – HME – de que as variações de um preço no mercado acionário seguem um processo estocástico, ou seja, aleatório, poderia ser rejeitada. O estudo compreendeu diversos artigos científicos nas áreas de bolsas de valores, American Depositary Receipts (ADRs), integração e segmentação de mercados, teoria da arbitragem, Hipótese de Mercado Eficiente, teoria da assimetria e efeito lead-lag. Os trabalhos científicos foram escolhidos pelos critérios de relevância, profundidade na abordagem do assunto e ano de sua elaboração. O trabalho apresentou também a metodologia proposta pelas pesquisas nas áreas de integração do mercado acionário brasileiro e o mercado de ADRs e de efeito lead-lag entre as bolsas de valores de São Paulo e de Nova York. Coeficiente de correlação de Pearson, modelo de regressão linear com Mínimos Quadrados de Dois Estágios (TSLS) e Modelo Vetor de Correção de Erros (VECM) foram algumas das metodologias aqui explicadas com o intuito de dar base aos resultados apresentados. No fim, conclui-se que a literatura aponta para a existência do efeito entre os mercados brasileiro e de ADRs, uma vez que as oportunidades de arbitragens identificadas entre os dois mercados ocorreriam em virtude de uma pequena defasagem temporal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1228
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.