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dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.authorParente, Hanna Roberta Saraiva Parente-
dc.identifier.citationPARENTE, Hanna Roberta Saraiva. Opinião de professores do ensino médio, de uma escola do Distrito Federal, sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em suas salas de aula. 2015. 28 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.en
dc.description.abstractNo início da década de 90, a educação especial começou a ganhar um caráter mais inclusivo. Nessa nova perspectiva, as instituições de ensino deveriam respeitar as especificidades de cada estudante, e proporcionar ao mesmo, aprendizagem e um desenvolvimento global. Porém, os professores da educação básica continuam afirmando que não foram preparados para trabalhar com educandos com necessidades educacionais especiais. Com o intuito de proporcionar aos estudantes das licenciaturas a oportunidade de estar inserido na realidade escolar, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) criou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O maior objetivo desse programa é a inclusão de licenciandos na realidade das escolas públicas, desde o início da sua graduação. Todo esse trabalho foi desenvolvido durante a participação da autora no PIBID. Este trabalho tem como objetivo identificar a opinião dos professores do Ensino Médio sobre a inclusão educacional e quais as dificuldades enfrentadas por eles nesse processo. A pesquisa realizada é fundamentada na Epistemologia Qualitativa de González Rey. Foi aplicado um questionário a 20 professores com o intuito de saber sua opinião sobre a inclusão educacional e as suas dificuldades. Ao longo dessa pesquisa, verificamos que a inclusão ainda é um desafio. Dos nove professores que responderam ao questionário, percebemos que três tinham postura contrária à inclusão. Os demais professores se mostraram mais dispostos e participativos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.titleOpinião de professores do ensino médio, de uma escola do Distrito Federal, sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em suas salas de aulaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-03-14T14:23:19Z-
dc.date.available2016-03-14T14:23:19Z-
dc.date.issued2016-03-14T14:23:19Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12274-
dc.language.isoPortuguêsen
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