Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12263
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RebecaFariaAlmonacid.pdf2,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidenciação dos impostos na nota fiscal : até onde influencia na sua honestidade?
Autor(es): Almonacid, Rebeca Faria
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Notas fiscais
Impostos - arrecadação
Honestidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Mar-2016
Referência: ALMONACID, Rebeca Faria. Evidenciação dos impostos na nota fiscal: até onde influencia na sua honestidade? 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo do estudo é verificar os efeitos da divulgação dos impostos ou tributos no cupom fiscal, procurando analisar como essa exposição pode afetar o comportamento dos indivíduos. Foi aplicado um questionário a uma amostra total de 120 pessoas, para mensurar e auferir a opinião, percepção e posição dos respondentes em relação a corrupção. Baseado no questionário, através de uma fórmula determinada, houve também a tentativa de se estimar o nível de honestidade de cada um. Foram calculados os coeficientes do modelo de regressão, através do método de mínimos quadrados ordinários (MQO), e pode-se concluir que para um nível de significância de 5%, a variável que representa a evidenciação dos tributos na nota fiscal é significativa para determinar a medida de honestidade e da concepção de intensidade da corrupção. A pesquisa permite que os resultados sejam usados como um parâmetro de comparação para outros trabalhos e também é possível estabelecer uma medida e análise de uma variável subjetiva com um relativo índice de acerto. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of the study is verify the effects on tax disclosure of receipt vouchers, aiming to analyze how this exposure will affect the behavior of individuals. A questionnaire was applied to a total sample of 120 participants, to measure and assess their opinion, perception and position in relation to corruption. Based on the questionnaire, using a given formula, there was also an attempt to estimate the level of integrity of each participant. The regression model coefficients were calculated using the ordinary least squares method (OLS), concluding that the variable evidence has shown to have a 5% statistical significance level in determining the extent of honesty and the concept of corruption intensity. The survey allows the results to be used as a parameter for other works and it is also possible to establish a measurement and analysis of a subjective variable with a relative success rate.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons