Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizHenriquePaniagoMoreira.pdf631,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da aplicação do índice IPCA-E : um estudo no estoque de precatórios no período de 2000 a 2012
Autor(es): Moreira, Luiz Henrique Paniago
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Índice IPCA-E
Precatórios
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Mar-2016
Referência: MOREIRA, Luiz Henrique Paniago. Análise da aplicação do índice IPCA-E: um estudo no estoque de precatórios no período de 2000 a 2012. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação do índice atualmente adotado (IPCA-E) pela jurisprudência sobre um estoque de precatórios no período de 2000 a 2012. O método adotado para a realização deste estudo tem caráter exploratório, para isso foi realizada uma coleta dos saldos de precatórios no site do Tesouro Nacional no período de 2000 a 2012. A análise comparativa dos indicadores econômicos apresentou resultados diferentes, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) e as Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN) proporcionam ao credor um maior saldo para recebimento dos precatórios, porém não se aproxima da real inflação do período em estudo. A Taxa Referencial (TR) que passou a vigorar com a criação da Emenda Constitucional 62/2009 estava com os índices defasados, quando comparados com o atual índice de inflação adotado para a correção monetária, o IPCA-E, ocasionando perdas aos credores que esperam por anos pelo recebimento de seus direitos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons