Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaissaPortoGaudereto.pdf249,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A opinião do auditor independente quanto ao impacto da governança corporativa no risco de auditoria
Autor(es): Gaudereto, Raíssa Porto
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Governança corporativa
Controle interno
Auditoria
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 10-Mar-2016
Referência: GAUDERETO, Raíssa Porto. A opinião do auditor independente quanto ao impacto da governança corporativa no risco de auditoria. 2014. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A governança corporativa pode ser entendida como o conjunto de práticas e procedimentos que buscam auxiliar no gerenciamento das empresas. Os princípios de governança corporativa são transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Já as principais práticas de governança, definidas pelo IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), são: propriedade, conselho da administração, gestão, auditoria independente, conselho fiscal, conduta e conflito de interesses. Alguns desses princípios e procedimentos são utilizados nos controles internos da companhia e podem servir como aliados no trabalho de auditoria externa. O presente estudo busca entender se, na opinião do auditor independente, a governança corporativa pode contribuir para os trabalhos de auditoria de forma a reduzir o risco de auditoria. Para obtenção do resultado da pesquisa foi aplicado questionário aos auditores independentes das maiores empresas de auditoria externa do Brasil. Verificou-se que, na opinião dos auditores independentes, a governança corporativa, se aplicada corretamente, pode contribuir para os trabalhos de auditoria externa e a implementação de controles internos eficientes pode reduzir o risco de auditoria. Segundo os auditores, a redução do risco de auditoria pode, principalmente, minimizar o escopo de auditoria. Portanto, conclui-se que, na opinião dos auditores externos, a governança corporativa pode impactar na redução dos riscos de auditoria.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons