Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DouglasdeFreitasCalaça.pdf686,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Declaração de imposto de renda : um estudo do comportamento das pessoas físicas quanto às informações declaradas na DIRF
Autor(es): Calaça, Douglas de Freitas
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Imposto de renda
Honestidade
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 10-Mar-2016
Referência: CALAÇA, Douglas de Freitas. Declaração de imposto de renda: um estudo do comportamento das pessoas físicas quanto às informações declaradas na DIRF. 2014. 49 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente monografia teve como objetivo avaliar o comportamento do contribuinte na confecção da declaração de IR com o uso de informações privilegiadas e verificar se houve tendência a diminuir o imposto a pagar ou aumentar o imposto a restituir. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de 240 questionários, 120 do tipo A e 120 do tipo B com uma amostra compreendida por alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Pública de Brasília (UnB) e outra do Pará (UFPA). Como resultado da pesquisa, percebe-se que ao analisar os dois questionários aplicados e suas oito questões referentes ao comportamento do contribuinte diante da declaração de imposto de renda, cinco das perguntas mostraram que as informações privilegiadas influenciam o contribuinte, de modo a provocar uma tendência de mudança de comportamento para que as pessoas fiquem mais desonestas, demonstrando que de uma forma geral, há indícios que as informações privilegiadas fazem com que as pessoas utilizem do conhecimento adicional para burlar as leis que regulam o imposto de renda de pessoa física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons