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dc.contributor.advisorResende, Alex Laquis-
dc.contributor.authorSilva, Everaldo Pereira da-
dc.identifier.citationSILVA, Everaldo Pereira da. A divulgação da carga tributária em supermercados e lanchonetes e a percepção dos clientes sobre a divulgação. 2013. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.en
dc.description.abstractNo final do ano de 2012, a Presidente da República sancionou a Lei nº 12.741, de 8 de dezembro de 2012, que determina aos donos de estabelecimentos comerciais a divulgação do valor do imposto embutido no preço de cada produto a venda no seu comercio. No entanto, poucos pesquisadores estudaram de maneira sistemática as conseqüências da falta de informação sobre o quanto se paga de impostos nos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados e diversos estabelecimentos comerciais. O objetivo deste estudo é justamente saber qual o impacto desta informação para os consumidores de hipermercados na cidade de Brasília. A pesquisa envolveu 500 (quinhentos) consumidores escolhidos aleatoriamente em três supermercados de Brasília, que responderam um questionário com algumas perguntas predefinidas e uma questão em aberto, na qual o entrevistado tinha total liberdade para dar sua resposta. Foi adotado o método descritivo, experimental e bibliográfico, descrevendo as características da amostra, além de uma base em documentos, livros e artigos para o desenvolvimento do estudo. A maioria dos entrevistados afirma que é relevante saber sobre o tema mas a maioria não sabia que há a informação sobre os tributos no cupom fiscal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordImpostos - arrecadaçãoen
dc.titleA divulgação da carga tributária em supermercados e lanchonetes e a percepção dos clientes sobre a divulgaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-10T13:08:43Z-
dc.date.available2016-03-10T13:08:43Z-
dc.date.issued2016-03-10T13:08:43Z-
dc.date.submitted2013-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12250-
dc.language.isoPortuguêsen
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