Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JonathasFerreiraAlexandreSouza.pdf860,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão por competências no Ministério da Fazenda : fatores influenciadores na implementação
Autor(es): Souza, Jonathas Ferreira Alexandre
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Gestão de pessoas
Gestão por competências
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 25-Nov-2015
Data de publicação: 10-Mar-2016
Referência: SOUZA, Jonathas Ferreira Alexandre. Gestão por competências no Ministério da Fazenda: fatores influenciadores na implementação. 2015. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Após quase dez anos do Decreto 5.707/06, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal, muito pouco se tem observado de mudança de paradigma nos modelos de gestão de pessoas na administração pública. A dificuldade de se implementar a gestão estratégica de pessoas passa não apenas pelos múltiplos entendimentos conceituais, como por fatores de caráter institucional que impactam no alcance dos objetivos. O presente estudo de caso buscou verificar à luz do neoinstitucionalismo o quanto que determinados fatores facilitam ou dificultam a implementação de um modelo de gestão por competências. Para isso, foram analisadas as respostas a um questionário de uma amostra intencional de gestores das áreas de gestão de pessoas de diversos órgãos do Ministério da Fazenda. Os resultados apontaram uma implementação incompleta do modelo de GPC, bem como para uma forte heterogeneidade entre os órgãos participantes. Os fatores que também impactaram negativamente foram a “Descontinuidade do quadro gerencial da organização” e “Nível de aderência dos servidores à implementação da política de Gestão por Competência”, enquanto os que mais impactaram positivamente foram os “Termos dos normativos que determinam a implementação da PNDP (Decreto 5.707/06)” e as “Orientações teóricas e metodológicas para implementação da GPC”
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons