Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ormezinda Maria | - |
dc.contributor.author | Euzebio, Umberto | - |
dc.identifier.citation | EUZEBIO, Umberto. A produção textual no contexto da educação superior indígena inclusiva na universidade pública. 2015. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2015. | en |
dc.description.abstract | O governo brasileiro tem orientado suas políticas públicas no sentido de promover ações que resgatem dívidas sociais históricas com os povos originários. Assim, foi firmado um convênio entre a Fundação Nacional do Índio – FUNAI e a Universidade de Brasília – UnB objetivando formar profissionais indígenas em nível superior. São estudantes oriundos de escolas públicas que apresentam deficiência na formação básica, requisito fundamental para seguir o curso na UnB. Os problemas de leitura e escrita vão desde definições, operações envolvendo léxico, compreensão de expressões e textos elementares até a construção do texto, conhecimentos fundamentais para acompanhar as disciplinas do curso. Além desses problemas pontuais foi observado, uma frequente autocrítica negativa em relação à sua capacidade em compreender a língua portuguesa, somado aos problemas de discriminação, exclusão e preconceitos étnicos no ambiente universitário. Para sanar essas deficiências, foi oferecida uma disciplina específica de oficina de leitura e produção de texto envolvendo a construção do texto a partir de outro texto com temática indígena. Os aspectos didáticos e pedagógicos foram definidos partindo da seleção dos conteúdos com maiores dificuldades relatadas pelos próprios alunos. As aulas foram desenvolvidas a partir da leitura do texto indígena com a construção do texto oral por meio de discussões que se seguiram à interpretação. Como resultado do trabalho de um semestre de curso houve efetivo aproveitamento dos alunos, tanto no aspecto quantitativo, por notas, quanto no qualitativo, melhorando a autoestima, a socialização, a familiarização com a produção textual oral e escrita e a capacidade em compreender e interpretar as ideias do texto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The Brazilian government has oriented its public policies to promote actions to
rescue historical social debt to indigenous peoples. Thus, an agreement was
signed between the National Indian Foundation - FUNAI and the University of
Brasilia - UnB aiming to train indigenous professionals in higher education. Are
students from public schools that are deficient in basic training, fundamental
requirement to follow the course at UnB. The reading and writing problems
ranging from definitions, transactions involving lexicon, understanding
elementary texts and expressions to the construction of the text, fundamental
knowledge to keep up with course subjects. In addition to these specific
problems noted, frequent negative criticism regarding their ability to understand
portuguese, added to the problem of discrimination, exclusion and ethnic bias in
the university environment. To remedy these shortcomings, a discipline of
Reading and Text Production workshop involving the construction of the text
was offered from another text with indigenous issues. The didactic and
pedagogical aspects have been defined starting from the selection of the
content with the greatest difficulties reported by the students themselves. The
classes were developed from reading the text indigenous to the construction of
oral text through discussions based on the interpretation. As a result of the work
of a semester course was effective student achievement in both the quantitative
aspect, for notes, and qualitative, improving self-esteem, socialization,
familiarization with the oral text production and writing and the ability to
understand and interpret text ideas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Índios - educação | en |
dc.subject.keyword | Inclusão universitária | en |
dc.subject.keyword | Ensino superior | en |
dc.title | A produção textual no contexto da educação superior indígena inclusiva na universidade pública | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-07T15:05:40Z | - |
dc.date.available | 2016-03-07T15:05:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-07T15:05:40Z | - |
dc.date.submitted | 2015-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12241 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|