Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarianeNascimentoGomes.pdf211,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Representação do feminino no filme “Os homens são de marte .... e é pra lá que eu vou (2014)”
Autor(es): Gomes, Mariane Nascimento
Orientador(es): Silva, Edlene Oliveira
Assunto: Imaginário
Cinema brasileiro
Cinema - aspectos sociais
Mulheres no cinema
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: GOMES, Mariane Nascimento. Representação do feminino no filme “Os homens são de marte .... e é pra lá que eu vou (2014)”. 2015. vi, 39 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os filmes, assim como outras mídias de comunicação de massa, são poderosos meios de difusão de representações de gênero, de papéis sociais do que é ser homem e ser mulher na nossa sociedade. Nesse sentido, a partir da relevância que as narrativas fílmicas possuem na construção/reprodução do imaginário social, nessa monografia, buscamos analisar as representações das mulheres no filme brasileiro “Homens são de marte.... E é para lá que eu vou! ”, de 2014, dirigido por Marcus Baldini e Homero Olivetto. Nesse filme percebemos que as mulheres são tratadas sob uma ótica machista/sexista que reforçam as assimetrias e desigualdades de gênero. Diante destas constatações buscamos problematizar essas representações, questioná-las, portanto, desnaturalizá-las. Além de analisar os comentários dos expectadores do filme presentes nos sites de cinema Cineclick, Adorocinema e Filmow. O objetivo dessa investigação, dos discursos dos internautas, é compreender como eles leram o filme e se posicionaram criticamente quanto as imagens das mulheres veiculadas na película.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons