Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NathaliaSoaresDouradoDelCatilo.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mrs. Carter Show : um estudo de gênero sobre a produção discursiva da celebridade Beyoncé
Autor(es): Del Castilo, Nathália Soares Dourado
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Mulheres - representações
Beyoncé (Cantora)
Celebridades
Mulheres negras
Mulheres - construção social
Mulheres famosas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: DEL CASTILO, Nathália Soares Dourado. Mrs. Carter Show: um estudo de gênero sobre a produção discursiva da celebridade Beyoncé. 2015. 138 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho busca estudar as maneiras de ser e estar das mulheres engendradas e comunicadas na produção discursiva da celebridade Beyoncé na turnê “The Mrs. Carter Show World Tour”, como forma de promover uma reflexão sobre as representações da subjetividade feminina na cultura pop contemporânea. A partir de elementos como o título atribuído à referida turnê, o seu material de divulgação e letras de canções que compõem o repertório da cantora, propõe-se uma análise apoiada em um arcabouço teórico fundamentado em diferentes áreas do conhecimento científico, tais como a Sociologia, a Psicologia e a Comunicação, abarcando-se, de maneira específica, os estudos sobre análise do discurso, representação social, cultura da mídia e gênero. Algumas considerações provenientes dessa investigação, que se configurou como uma pesquisa documental construída a partir de um método descritivo, apontam para uma reflexão a respeito da representação de uma mulher considerada poderosa, i.e., uma mulher bem-sucedida em todas as áreas de sua vida cotidiana — social, profissional, amorosa, dentre outras. Nesse sentido, a análise do discurso do objeto em questão permite concluir que Beyoncé, por empregar em sua produção artística a referida imagem de uma mulher dita poderosa, caracteriza-se como uma produção da cultura da mídia que atende à demanda social por referência e por processos identitários relativos à representação feminina.
Abstract: This work attempts to study the ways of being of women, which are engendered and communicated in the discursive production of the celebrity Beyoncé in “The Mrs. Carter Show World Tour”, as a manner of promoting a reflection about the female subjectivity representations in the contemporary pop culture. From the title assigned to the referred tour, the promotional materials, as well as the lyrics of some of the songs that comprise it's repertory, this study puts forward an analysis supported by a theoretical framework of sundry fields of study, such as Sociology, Psychology and Communication, covering, in a specific way, the studies on discourse analysis, social representation, media culture and gender. This investigation, taken as a documentary research constructed upon a descriptive method, provides further considerations on the representation of a so-called powerful woman, i.e., a successful woman who faces no difficulties in her life. In this sense, the discourse analysis of Beyoncé’s performance points at the conclusion that the artist, by incorporating in her artistic production the image of the so-called powerful woman, is herself a production of media culture that meets the social demand for reference and identity processes regarding female representation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons