Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12223
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielSerpaOliveira.pdf240,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Licitação pública : um estudo empírico sobre sua exigência nos concursos públicos organizados pelo CESPE e o currículo de graduação em Ciências Contábeis
Autor(es): Oliveira, Daniel Serpa
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Licitação pública
Concursos públicos
Ciências Contábeis - ensino superior
Data de apresentação: 4-Dez-2013
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA, Daniel Serpa. Licitação pública: um estudo empírico sobre sua exigência nos concursos públicos organizados pelo CESPE e o currículo de graduação em Ciências Contábeis. 2013. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os profissionais de Ciências Contábeis, dentre as diversas áreas de atuação, podem escolher por atuar no setor governamental. Exceto para cargo de comissão, a investidura de cargo ou emprego publico depende de processo seletivo denominado concurso público. O exame mede os conhecimentos dos candidatos em determinada áreas pré-estabelecidas pelo edital e, de acordo com as pontuações obtidas, seleciona-se os candidatos que obtiveram os melhores desempenhos. O curso de graduação como meio de qualificar estudantes para setores profissionais, possui destaque na aquisição deste conhecimento. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a cobrança de conhecimentos sobre licitações nos concursos realizados entre 2008 a 2012 e os relaciona com o currículo de graduação em Ciências Contábeis. Em conclusão, observou-se que a Proposta Nacional de Conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis contempla disciplinas sobre o tema, apresentando em diferentes momentos da formação acadêmica, inclusive com bibliografia sugerida. Os resultados estiveram de acordo com o que é esperado do curso de graduação em contabilidade, tendo como baseamento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Este estudo tem relevância no sentido de ser uma conclusão empírica a respeito da relação de noções licitatórias exigidas em concursos públicos com o currículo de graduação em Ciências Contábeis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons