Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PaulaTôgoMazzei.pdf343,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Rainha, amante audaciosa e sedutora : representações de Cleópatra nos portais educacionais da web
Autor(es): Mazzei, Paula Tôgo
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Representações sociais
História antiga
Cleópatra, 69 a.C-30 a.C
Egito - história até 332 A. C.
Data de apresentação: 5-Fev-2016
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: MAZZEI, Paula Tôgo. Rainha, amante audaciosa e sedutora: representações de Cleópatra nos portais educacionais da web. 2016. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as representações sociais de Cleópatra veiculadas em textos históricos publicados em dois Portais Educacionais da web, o Historia net(2006) e o Brasil Escola (2010-2014). Neste trabalho buscamos compreender as condições de produção dessas histórias, bem como analisar os sentidos, significados, conceitos, valores, imaginários e práticas sociais que informam estas representações. Na análise dessas representações foi possível identificar concepções de gênero, sexualidade e história que marcam não só a identidade, origem e atuação de Cleópatra, mas também das mulheres em sua relação com o poder político e o governo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons