Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EdsonLuizdaSilva.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Depreciação no setor público : uma análise nas Forças Armadas Brasileiras
Autor(es): Silva, Edson Luiz da
Orientador(es): Santos, Antônio Carlos dos
Assunto: Contabilidade pública
Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (IPSAS)
Ativos (Contabilidade)
Forças Armadas
Data de apresentação: 24-Nov-2014
Data de publicação: 2-Mar-2016
Referência: SILVA, Edson Luiz da. Depreciação no setor público: uma análise nas Forças Armadas Brasileiras. 2014. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais tem gerado muitas mudanças e, com elas, surgem as dificuldades de implementações de procedimentos que, outrora, não eram aplicados à contabilidade pública. Este trabalho monográfico aborda a depreciação no setor público a partir de uma análise nas Forças Armadas Brasileiras sobre o ativo imobilizado adquirido e colocado em uso antes do ano de 2010. Sobre o assunto, buscou-se construir a resposta ao seguinte problema: na percepção dos gestores, quais as possíveis dificuldades enfrentadas para mensurar a valor justo o ativo imobilizado com vistas à aplicação da NBC T 16.9 no âmbito das Forças Armadas Brasileiras? Sendo assim, o objetivo do estudo foi o de responder a esse questionamento a partir da aplicação de um questionário enviado a 250 agentes de organizações militares brasileiras, cuja taxa de resposta foi da ordem de 4%. A metodologia aplicada é do tipo descritiva e os resultados apontaram diversos empecilhos e dificuldades enfrentados pelos agentes da administração, desde a constituição da comissão de servidores para avaliar os bens do ativo imobilizado até mensurá-los e evidenciá-los no balanço patrimonial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons