Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraAzevedodeSouzaLeaoPinheiro.pdf163,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da motivação de empresários do segmento de peças automotivas do Distrito Federal - DF ao disponibilizar seus serviços em sites de compras coletivas
Autor(es): Pinheiro, Bárbara Azevedo de Souza Leão
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Comércio eletrônico
Compras coletivas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 2-Mar-2016
Referência: PINHEIRO, Bárbara Azevedo de Souza Leão. Análise da motivação de empresários do segmento de peças automotivas do Distrito Federal - DF ao disponibilizar seus serviços em sites de compras coletivas. 2013. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho realizou pesquisa acerca do Comércio Eletrônico e os sites de compras coletivas no Distrito Federal. Considerando que esse tipo de mercado cresce constantemente no Brasil e no mundo, e oferece grandes oportunidades de negócios para empresas e consumidores, proporcionando diversas vantagens na realização de negócios, optou-se por avalia-lo sob a óptica do prestador de serviço. As compras coletivasenvolvem três categorias: o cliente ou consumidor final, o site que intermedia o negócio e o fornecedor dos produtos/serviços. Por ser um assunto relativamente recente, existem poucos estudos relacionados ao tema e, por isso, o presente trabalho teve por objetivo geral analisar o mercado de compras coletivas e, como meta específica, conhecê-lo melhor sob a ótica dos fornecedores, que são os responsáveis pela concessão dos descontos. Para isso, foi realizada uma entrevista com os gerentes de oficinas que possuíam ofertas no site Groupon no mês de novembro de 2013. O estudo foi realizado utilizando como método o estudo de caso por meio de um questionário elaborado com 15 perguntas. Após a análise dos dados, observou-se que a vantagem desse tipo de negócio varia de fornecedor para fornecedor, visto que o benefício é muito relativo em cada empresa, pois depende de como ela é administrada. Sendo assim, em determinadas lojas observou-se que a criação da oferta gerou efeitos positivos, agregando valor à empresa. Porém, em outras o ganho é tão insignificante que não vale a pena se arriscar nesse tipo de “investimento”.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons