Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FilipeMedeirosAlhadef.pdf280,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gerenciamento de riscos em instituições financeiras : uma análise do grau de evidenciação nos relatórios de gestão de riscos de bancos estaduais
Autor(es): Alhadef, Filipe Medeiros
Orientador(es): Walker, Afonso José
Assunto: Gerenciamento de riscos
Bancos
Acordo de Basiléia
Instituições financeiras
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 2-Mar-2016
Referência: ALHADEF, Filipe Medeiros. Gerenciamento de riscos em instituições financeiras: uma análise do grau de evidenciação nos relatórios de gestão de riscos de bancos estaduais. 2013. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A preocupação com a gestão de riscos corporativos no setor financeiro tem aumentado significativamente nas últimas décadas, principalmente após diversos casos de quebras de instituições financeiras por má gestão, falta de transparência dos demonstrativos contábeis, ou por consequência de crises financeiras sistêmicas. As recomendações contidas nos relatórios do Comitê da Basileia de Supervisão Bancária conhecidos como Acordo de Basileia, Basileia II, e Basileia III têm norteado a atuação das entidades supervisoras do setor, e aumentado o nível de evidenciação dessas instituições. Na década de 90, sob justificativa de saneamento do sistema financeiro, o Brasil passou por um programa de desestatização dos bancos públicos estaduais, em que apenas sete dessas instituições se mantiveram no mercado. O presente trabalho tem por objetivodemonstrar o grau de evidenciação dos relatórios de gestão de risco dos bancos públicos estaduais em seus aspectos qualitativos e quantitativos, levando-se em consideração as recomendações da Circular nº 3.477 de 24 de dezembro de 2009 emitida pelo Banco Central do Brasil. Para que fosse alcançado este objetivo, foi realizada pesquisa descritiva, compreendendo revisão teórica e pesquisa documental nos relatórios de gestão de risco emitidos pelos três maiores bancos públicos estaduais em valor de Patrimônio Líquido, tendo como referência o 4o trimestre de 2011 para análise dos aspectos qualitativos e o 3o trimestre de 2012 para análise dos aspectos quantitativos. O resultadoda pesquisa foi de que as instituições apresentaram níveis semelhantes de evidenciação dos aspectos quantitativos, e discrepantes níveis de evidenciação quando considerados os aspectos qualitativos. O trabalho contribui para o estudo da evidenciação de informações sobre gestão de riscos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons